quinta-feira, dezembro 07, 2006

Quem diria

Eu sou daquelas pessoas que, infelizmente, nega à partida uma ciência que desconhece. Ok, estou a exagerar muito mas, de facto, há coisas que rejeito sem antes me ter esforçado por conhecer.
Descobri no outro dia que, afinal, até gosto de fado. Pois é, reneguei as raízes da minha pátria sem ter tentado ao menos ouvir alguns discos. Esta descoberta aconteceu por acaso quando estava a fazer um zappingzinho. De repente, aparece-me a Mariza a cantar o fado "Ó gente da minha terra". (Este é, sem dúvida, um dos mais belos fados que cantou a Amália e se não é, por favor, façam chegar o favorito até mim. ) Fiquei com a lágrima ao canto do olho (ainda hoje fico com a lágrima ao canto do olho ao ouvir este fado. Ups!) Comprei o cd (confesso) só para poder ouvir este fado vezes sem conta.

Ouçam!!

7 comentários:

Anónimo disse...

mana, eu tb tinha a mesma opinião q tu...mas mudei-a qd uma vez ouvi um fado cantado pelo camané, acho q se chama "Ela tinha uma amiga chamada Maria", pelo menos este é o 1º verso...e gostei mt, principalmente pela harmonização, cheia de 7ªs!!! tb gostei mt de um outro, mas agora n me lembro do nome e n tenho o cd à mão p dizer (sim, comprei o cd por causa de apenas dois fados, q são os únicos q gosto mm em todo o cd!!)

essa versão do "Ó gente da minha terra" pela Mariza tb já ouvi e tb gosto muito...

realmente, n aprecio fado, mas há alguns fados q valem mt a pena...

******

Pedro Cruz Gomes disse...

Eu acho que o fado vale a pena pelos seus intérpretes. Canções sublimes tornam-se banais em vozes vulgares e melodias simples fazem tremer tudo cá dentro se reinventadas por (ainda assim poucos) génios.
Catgirl, o Alfredo Marceneiro arrepia até as pedras da calçada e a Argentina Santos é a grande Senhora do fado, apesar de Marizas e Aldinas e outras princesas.

Meow disse...

O meu nick não é Catgirl mas sim Meow :( Também já me disseste isso sobre a Argentina Santos e etc. Mas até ao momento ainda não ouvi nenhum dos fadistas a que te referes!!

Pedro Cruz Gomes disse...

Queres ouvir? Eu arranjo a audição.
E tens razão, Catgirl não é uma boa tradução de Gatinha- Kitten é que é.

... ou Pussycat. Pois, fica a dúvida

as velas ardem ate ao fim disse...

Gostei muito do teu bloggue.
Vou voltar.
Revi me e espero um dia tb terminar tudo e esquecer.

bjos

Anónimo disse...

Cresci a ouvir Bowie, Dylan, Stones, Elis Regina, Chico Buarque, Carlos do Carmo e Amália entre muitos outros. Hoje arrepio-me a ouvir Mariza, é muito bom!

Muito giro, o teu blog!!
Hasta

Meow disse...

Pedro,

se arranjares uma gravação eu ouço!

As velas ardem até ao fim,
isto foi só uma fase má que vai passar. Espero que também esqueças o que há a esquecer.

Sem sono como sempre,

obrigada. Volta sempre.