domingo, fevereiro 07, 2010

Os maiores burlões à face da Terra

são os gajos das oficinas. Aqueles a quem chamam mecânicos. Prontos a levar-nos couro e cabelo rapidamente passam a certidão de óbito à bateria, seguem a pista das fugas de gasóleo, de óleo, do Diabo a sete. Aclaram a voz para nos dizer que o carro precisa de uma revisão daquelas. Que o carro assim é um perigo para nós e para os outros. Que é melhor gastarmos ali 1800 euros e depois ficamos descansadas. Sim, descansadas! Porque se formos mulheres, aí então, é que o carro está mesmo em mau estado.
Os burlões. Perdão, os mecânicos, são aqueles que só nos vêm pôr o carro a trabalhar, quando a bateria se foi, se lhes apetecer. Porque a distância de duas ruas é muita e que é melhor chamar o reboque porque não têm como ir buscar o carro à nossa rua. São aqueles que, depois do carro na oficina, se apressam a enganar-nos quanto aos valores normais das coisas. São também aqueles que nos tentam vender uma bateria ao triplo do preço, alegando que as outras podem ser boas mas que aquela é da melhor marca. E nós raladas com a marca da porra da bateria.
Estes mecânicos são aqueles que nos vêm afastar da oficina sem termos gasto um cêntimo. Porque a nós não nos enganam eles!

A inspecção foi feita sem a dita revisão e passou com distinção. A bateria sobreviveu e continua a pulsar vida no corpo do meu carro.
E foi por esta história que resolvi voltar.

3 comentários:

Carla M. disse...

Calma! Não são todos assim! Ainda há um ou outro em que podemos confiar, mas convém já o conhecermos há uma data de anos! Só para ter a certeza!

Raquel Alão disse...

Sim, mas eu percebo muito bem a Mónica... É como se, por sermos mulheres, apresentássemos em conjunto com o carro, um atestado de estupidez por cada vez que nos dirigimos à oficina...

Meow disse...

Bem, a Carla conhece alguns mecânicos e daí vem o comentário. Obviamente, que isto é uma generalização, mas daquelas que abarcam mesmo quase todos os senhores da classe. O que relatei tem acontecido comigo no último ano. E é um facto que as mulheres são tratadas de uma forma diferente. Quando comecei a precisar mesmo de ir a um mecânico dizia-me o meu pai: "Não tens um mecânico amigo" E eu ri-me à gargalhada. Quem é que tem um mecânico amigo?