segunda-feira, setembro 07, 2009

Hábitos de leitura


É certo e sabido que no nosso país se lê muito pouco. E depois dizem que os jovens não sabem falar, que não se percebe nada daquilo que eles dizem. E que a escrever ainda são piores. Que o são!

Mas a leitura é uma actividade de hábitos. Tem de se pôr as criancinhas a ler desde pequerruchos. Quer seja o Tio Patinhas, os livros da Mônica ou a colecção Uma Aventura. O que importa é que as crianças gostem de ler e alimentem esse hábito.

Depois de criado o hábito, é só escolher os livros que se quer ler consoante os interesses de cada um. Passa-se por fases, que passa! Eu já li muita porcaria (se alguém quiser livros do Paulo Coelho, não se coiba de mos pedir. Ofereço-os de bom grado.)!

E depois há pessoas que lêem na cama, outras no sofá ou no café. Ainda há aquelas pessoas que o fazem nos transportes públicos e até na casa de banho. Eu confesso que leio em todos estes sítios (viciada como sou...).

Infelizmente, não se vê, de facto, muitas pessoas a ler. É certo que muitas são as pessoas que preferem ler no sossego do lar, sem ruídos, sem distracções.

Mas, ir-se no metro e ser-se a única pessoa a ler em toda a carruagem... Minto. Ia uma rapariga (da minha idade, penso) a ler o Pipoca mais doce, o livro. Gosto do blog da Pipoca, sim senhor. Mas chegar ao ponto de comprar o livro? Caramba!

Sem comentários: